Política

Ato por Daniel Silveira conta com vereador de Niterói e acaba em agressão

Vereador Douglas Gomes participou do protesto que terminou em agressão. Imagens: Matheus Rodrigues/Reprodução TV Globo

O vereador de Niterói Douglas Gomes (PTC) estava entre os apoiadores que participaram de um ato em defesa do deputado federal preso Daniel Silveira (PSL), que aconteceu em frente à sede da Polícia Federal no Rio. A manifestação acabou em confusão na tarde desta quarta-feira (17).

A ação tinha como objetivo repudiar a ordem de prisão, expedida na noite desta terça pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, contra o parlamentar Daniel Silveira.

Um homem que segurava placa em homenagem à vereadora assassinada Mariello Franco acabou agredido por demais apoiadores de Daniel Silveira, na entrada da PF, após ter o objeto retirado das mãos. A agressão ocorreu na presença de jornalistas que acompanhavam os desdobramentos da prisão.

Imagem ilustrativa da imagem Ato por Daniel Silveira conta com vereador de Niterói e acaba em agressão
|  Foto: Foto: Divulgação
Homem segurava placa em homenagem à vereadora assassinada Mariello Franco. Foto: Rede Social

O vereador de Niterói Douglas Gomes (PTC) aparece no vídeo feito na manifestação, gritando pelo nome de Daniel Silveira e batendo palmas, acompanhado de demais apoiadores. O chefe de gabinete da parlamentar, Thiago Almeida, também presente no conflito, surge no registro tentando tirar o objeto da mão do dono.

Um outro apoiador do deputado bolsonarista ainda arremessa o objeto para longe e quando o dono da placa corre atrás para pegar, acaba sendo jogado no chão.

O rapaz chega a pedir "socorro" ao ser contido por alguns instantes pelo mesmo manifestante que jogou a placa. Nenhum policial interviu.

O vereador justificou que o rapaz chegou de forma truculenta contra os apoiadores do deputado.

"Esse rapaz apareceu com a placa da Marielle. Até aí, sem problemas. O que aumentou os ânimos, foi que ele partiu para cima das pessoas que aqui estavam. Tentamos intervir e acalmar, mas ele agrediu um rapaz presente na manifestação, xingou alguns manifestantes. Conseguimos acalmar, ele ficou sentado e depois se retirou", justificou Douglas Gomes.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar afirma que enviou equipes ao local para acompanhar a movimentação. Mas que "até o momento, sem registro de ocorrência por conta da mobilização".

O parlamentar de Niterói está na porta da PF desde às 4h30, horário que chegou acompanhado do amigo e chefe de gabinete Thiago Almeida.

https://twitter.com/verdouglasgomes/status/1361967455653007360

Douglas Gomes disse que o grupo apoiador vai se retirar do local apenas quando o deputado federal Daniel Silveira estiver solto. Ele também defendeu a Constituição Federal, que segundo ele, acabou sendo violada com a prisão do colega bolsonarista.

"O artigo 53 fala da inviolabilidade dos deputados e senadores, através dos seus votos, palavras e opinião. E isso não está sendo respeitado. Sem falar dos demais erros jurídicos, que estão ocorrendo através dessa prisão. Foi feito um mandado de prisão e uma prisão em flagrante. Isso juridicamente é impossível. Nada mais justo do que estarmos aqui hoje em apoio a esse guerreiro que só está lá dentro porque tem coragem de bater de frente contra esse sistema nojento, comandado por esses cabeças que hoje ocupam a Suprema Corte", continua.

Carlos Jordy

A prisão do deputado Daniel Silveira também provocou indignação no colega bolsonarista, deputado federal de Niterói Carlos Jordy, que voltou a Brasília com objetivo de contribuir na articulação (votos) na Câmara para derrubada do que considera "prisão ilegal". A definição deve ocorrer nesta quinta (17) em plenário.

https://twitter.com/carlosjordy/status/1361917587819536388

Partidos divergem

Líderes e vice-líderes partidários da Câmara dos Deputados divergiram sobre a prisão do deputado Daniel Silveira. Alguns não apenas apoiaram a prisão como defendem a cassação do mandato, enquanto outros afirmam que o parlamentar tem imunidade para expressar sua opinião e não poderia ter sido preso.

O líder do PT, Enio Verri (PR), defende que, depois de preso por "atentar contra democracia", Daniel Silveira seja cassado. "Um deputado eleito que defende a ditadura não merece o mandato que lhe foi dado pelo voto direto, só possível sob a democracia", argumentou. Enio Verri elogiou a posição do presidente do PSL, que defendeu a expulsão de Daniel Silveira dos quadros do partido.

O vice-líder do governo Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) afirmou que a prisão de Daniel Silveira é um absurdo, porque o deputado estava no exercício do mandato e expôs sua opinião.

"Absurdo, também, desrespeitar a Constituição no artigo 53, onde prevê que os autos devem ser remetidos ao Congresso no prazo de 24 horas, para que, pelo voto dos membros, resolvam sobre a prisão", reclama o parlamentar.

A líder do Psol, Talíria Petrone (RJ), anunciou que o partido vai entrar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar com pedido de cassação do mandato de Daniel Silveira.

https://twitter.com/taliriapetrone/status/1361879980284731392

STF mantém prisão

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade manter preso o deputado Daniel Silveira. Ele gravou e divulgou vídeo em que faz críticas aos ministros do STF e defende o Ato Institucional nº 5 (AI-5). A decisão final sobre a prisão caberá ao Plenário da Câmara dos Deputados.

O julgamento nesta quarta-feira (17) durou menos de uma hora. Com breves manifestações, seguiram o relator, ministro Alexandre de Moraes, os ministros Nunes Marques, Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux, o presidente.

Apenas o decano do STF, ministro Marco Aurélio, proferiu uma declaração ao votar. Ele considerou o vídeo “chulo” e definiu a prisão como necessária para interromper “prática criminosa permanente” e preservar as instituições. “O flagrante tem requisitos, que no caso concreto foram atendidos”, afirmou.

Constituição

Hoje a Constituição prevê que deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por opiniões, palavras e votos e não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos à Casa respectiva, para que a maioria absoluta decida, em voto aberto, sobre a prisão.

A prisão

Silveira foi preso em Petrópolis por volta das 23h desta terça, em flagrante, e levado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. No momento da prisão, o deputado tuitou sobre a presença da PF em sua residência.

https://twitter.com/danielPMERJ/status/1361869467949682688

A ordem de prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes. Na decisão, Moraes afirma que são “imprescindíveis medidas enérgicas para impedir a perpetuação da atuação criminosa de parlamentar visando lesar ou expor a perigo de lesão a independência dos Poderes instituídos e ao Estado Democrático de Direito”, afirmou Moraes.

O ministro salientou ainda que a Constituição não permite a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado Democrático nem tampouco a realização de manifestações nas redes sociais visando o rompimento do Estado de Direito.

Defesa

O deputado Daniel divulgou nota assinada pela sua advogada na qual afirma que a prisão é ilegal. Segundo a nota, "a prisão do deputado representa não apenas um violento ataque à sua imunidade material, mas também ao próprio exercício do direito à liberdade de expressão e aos princípios basilares que regem o processo penal brasileiro".

A advogada Thainara Prado, que assina a nota, afirma ainda que não houve qualquer hipótese legal que justificasse a prisão em flagrante.

< Balanço positivo Seletiva: decisão por vaga fica para a 'final' da última rodada <